22/12/2007

Lenda do natal

A lenda do bom velhinho foi inspirada em um pessoa verdadeira: São Nicolau, que viveu há muitos séculos atrás. Embora tenha sido um dos santos mais populares do Cristianismo, atualmente muito poucas pessoas conhecem sua história. Ele viveu em Lycia, uma província da planície de Anatólia no sudoeste da costa da Ásia Menor onde hoje existe a Turquia. A História diz que ele nasceu no ano de 350 e viajou para o Egito e Palestina ainda jovem onde tornou-se bispo. Durante o período da perseguição aos Cristãos pelo Imperador Dioclécio, ele foi aprisionado e solto posteriormente pelo sucessor Constantino, o Grande.
Em meados do século 6, o santuário onde foi sepultado, transformou-se em uma nascente de água. Em 1087 seus restos mortais foram transportados para a Cidade de Bari na Itália que tornou-se um centro de peregrinação em sua homenagem. Milhares de igrejas na Europa receberam o seu nome e a ele foram creditados vários milagres. Uma das lendas conta que ele salvou três oficiais da morte aparecendo para eles em sonhos.
Sua reputação de generosidade e compaixão é melhor exemplificada na lenda que relata como São Nicolau salvou da vida de prostituição três filhas de um homem pobre. Em três ocasiões diferentes o bispo arremessou uma bolsa contendo ouro pela janela da casa da família abastecendo, desta forma, cada filha com um respeitável dote para que pudessem conseguir um bom casamento.
São Nicolau foi escolhido como o santo patrono da Rússia e da Grécia. É também o patrono das crianças e dos marinheiros.

A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada com as festividades do Natal e as costumeiras trocas de presentes no dia 6 de Dezembro (dia de São Nicolau). Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema "A Visit from St. Nicholas", retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário "Harper's Weekly" no ano de 1866.

PS:to demorando um pouco pra responder os comentários porque vocês sabem né
fim de ano muita festa. Noite festar e de dia dormir, to meio ocupada esses dias
euahuehuheauheuue



Foto com as amigas na casa do papai noel

beeeijo pessoas comentem que eu respondo
demoro um pouco mas respondo
;)

5 comentários:

  1. Essa história do Noel eu ainda não conhecia...
    rsrs
    mandou mt na foto!
    bj!

    [Já viu a nova cara do Reflexões? Pois deveria ver...rsrs]

    ResponderExcluir
  2. nem todos sabemos..
    cada um temos um jeito..
    um jeito tão diferente porém tão igual sobre o natal
    :D

    ResponderExcluir
  3. menina.. teu blog e massa
    eu criei o meu a poukíiisimo tempo
    mei perdida sabe..

    tu me ajuda?
    hsuahsuahs
    qq coisa
    milinha_jennifer@hot..

    ResponderExcluir
  4. bem interessante a historiaa..uahua
    gostei do blog...inteligent!
    ehehe
    qndo puder passa lah no meu


    www.justmee.blogger.com.br

    bjs!

    feliz natal!

    ResponderExcluir
  5. Bacana saber a história do Papai Noel, gostei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares