05/03/2008

Mulheres ao logo dos tempos

Editorial pra aula de português sobre a evolução das mulheres, será que me saí beem?

Editorial

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade, hoje se observa quanto é a influência feminina, mas não foi sempre assim, as mulheres tiveram que lutar muito por todos esses direitos que temos hoje.
Antigamente as mulheres deveriam ser submissas aos seus maridos, e sua única obrigação era cuidar da casa, e dos filhos. Hoje nós mulheres temos grandes conquistas como, por exemplo, o direito ao voto, umas das mais significativas conquistas idealizada pela norte-americana Susan Anthony e que se concretizou em 1869, quando a primeira mulher votou.
Também estamos em constantes conquistas no mercado de trabalho. Tudo começou na 1° Guerra, por conta de os homens terem q ir para a guerra as mulheres tiveram que tomar seus lugar, para alimentarem seu filhos e a elas mesmas. A partir desse momento as mulheres conseguiram seu direito de trabalho, mas nada é tão fácil, mesmo tendo garantido mais esse direito ainda existe muito preconceito e machismo por parte dos homens, que acham que somos um “sexo frágil”. Mas alguns têm é medo de perder seus tão suados empregos para uma mulher. Por quê?Ora porque isso seria uma “humilhação”, em pleno século 21 ainda tem gente que pensa assim. Mesmo hoje termos chegados a vários setores no mercado e trabalho, inclusive cargos superiores ao de alguns homens, ainda têm aquelas profissões que são “exclusivamente” masculinas aos olhos da sociedade.


A partir do direito de trabalho, as mulheres também garantiram outras coisas como o direito do divórcio, ou seja, as mulheres não precisavam mais ser submissas aos seus maridos, e nem precisam deles para seu sustento. No começo uma mulher separa era um desaforo pra sociedade, a mulher sofria muito preconceito e em alguns paises não poderiam casar-se novamente.
Deixando assim a imagem de submissa às mulheres também tiveram outro papel na literatura, antes retratadas como frágeis, sensíveis e obedientes aos maridos, para ser retratada agora como uma mulher com sentimentos, que trai sem culpa e obedece apenas aos seus instintos. Algumas mulheres foram ainda mais longe e deixaram de ser uma mera personagem para se tornar a autora dos livros. Assim as mulheres assumiram um papel muito importante na Literatura, que teve grandes nomes até hoje lembrados como: Cecília Meireles / Helena Ortiz / Leila Míccolis / Adélia Prado.
Os direitos conquistados por nós não foram benefícios apenas para as mulheres, mas sim pra sociedade em geral, pois assim todos podem usufruir de tudo o que as mulheres podem nos oferecer. E com tanta luta assim não é a toa que temos um dia dedicado a nós, afinal de depois de tanto lutar pelos nossos direitos, nós merecemos.




Larissa Sousa – 05/03/08

10 comentários:

  1. As mulheres estão cada vez mais em evidencia e isso só tende a aumentar...
    As mulheres vao mandar em tudooo!!!
    Um exemplo a minha namorada manda e desmanda em mim!!
    Hehehehehe

    Ahhh se tu quiser fazer uma parceria adiciona meu link e responde o primeiro post me avisando que eu adiciono teu link!!!

    Abraços


    http://dihdusbeko.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. cairia bem nesse post fotos da Pagu, Leila Diniz, Chiqunha Gonzaga, Frida K., elas contribuiram para a evolução dos direitos da mulher!

    ResponderExcluir
  3. Até que fim postol!!

    Enquanto as mulheres, e verdade vocês já são independete.

    ResponderExcluir
  4. E as mulheres cada vez avançando a linha do avanço da sociedade...
    = )

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. valeu por ter dado uma passada por lá!!
    Isso é só uma manerira de se expressar!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente cada vez mais as mulheres estão nas paradas. Tenho certeza que a dedicação que elas tem, se bobear, que vai estar fazendo os serviços de casas serãos os homens.
    srs

    Sério.Alguns irão viu.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah eu sou totalmente feminista e pelo que vejo vc tbm é!!!Mulher não tem nem que pensar mais em seu independente ou não , nós somos e pronto, vc escreveu muito bem sobre nós!!!
    Fui criada com meus hermanos , só pela minha mãe e me espelho nela!!!

    Ela é demaissssss

    Bjokas
    http://deslica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. se voce se saio bem?
    esse texto ta demais!
    vo ate usar tb num trabalho meu de portugues!

    BJUUS E PARABENS!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares