15/04/2008



O filme Moça com Brinco de pérolas, é baseado na tela de Vermeer, de nome homônimo. O filme tenta desvendar o mistério que se esconde por trás da criação do quadro. O mesmo se passa em 1665, na cidade de Delft, na Holanda.
Nesse contexto renascentista, a arte toma uma grande dimensão, e alguns pintores são bastante reconhecidos por seu trabalho, chegando a fazer pinturas de importantes personalidades da época. O filme Moça com brinco de perolas faz uma versão de como teria surgido a inspiração de Vermeer, para pintar o quadro, o que na verdade é um mistérios. Nesse período as formas de pintura eram primitivas, mas usando técnicas bastante avançadas. Os próprios pintores tinham que fabricar suas tintas, no entanto a habilidade dos mesmos era incontestável. No filme o primeiro quadro em que Griet serve de inspiração para Vermeer é Moça com pichel de água , enquanto o artista produz o quadro percebemos que os quadros eram tão importantes, que chegavam a causar ciúmes na mulher do pintor,Catarina, pois achava que o marido passar tempo demais no atelier.
Vermeer era um pinto barroco, Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero, como é retratado no filme. As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento, como acontece na tela principal do filme, onde se observa claramente, a valorização das cores, sombras em contrates com as luzes e principalmente a noção de movimento.
Alguns costumes da época também nos chamam atenção como o fato das mães na amamentarem seus filhos, tinha uma ama de leite, como acontecia com Catarina. Como naquele contexto ainda não existia uma forma de prevenção, as mulheres tinham muitos filhos, tratando-se de famílias ricas, quando o bebe nascia era feita uma festança em comemoração ao nascimento.
Apesar de retratar uma sociedade extinta, alguns de seus costumes se refletem até hoje na sociedade contemporânea, ainda mais se tratando de arte, a mesma está tão presente que nem dos damos conta. O Barroco já faz parte do nosso dia-a-dia, quando nos deparamos com situações ou coisas opostas. O que se esconde através da tela de Vermeer, e que também transparece no filme é um mistério que permanece até os dias atuais, afinal ninguém nunca vai entender o que realmente se passou pela cabeça do pintor ao produzir tão magnífica tela, denominada por alguns de Mona Lisa de Vermeer, fato que foi tão bem exposto no filme de Tracy Chevalier.

Análise para a aula de artes
será que tiro nota boa?

Beeeijos

Lara Sousa

4 comentários:

  1. Concerteza dá pra tirar boa notaa!
    ^^


    blog bem legal!

    =D

    ResponderExcluir
  2. legal!!!


    www.blogueheitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. vai tirar ótima nota! Aplausos pra Lara! *platéia gritando e aplaudindo*

    hauihauhiuahuiha mas agora sério...seu blog ta bem legal =]

    dei uma olhada nos outros posts, ri com o do portugues bem "iscritu" =D

    parabéns viu

    se der passa lá no meu www.therockzoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. fazia tempo que eu não passava aqui!

    continua postando textos interessantes!!!

    forte abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares