06/04/2010

Relações Públicas


Meus amiguinhos que saudade de vocês, e ai como estão? Me contem todas as novidades nos comentários ok? Então nesse meio tempo muuita coisa mudou na minha vida, eu troquei de cidade, ingressei na universidade federal e foi ai que minha vida virou de cabeça para baixo, toda rotina que eu conhecia anteriormente virou em uma nova totalmente diferente e a qual eu ainda estou me adaptando.
Qual curso estou fazendo? Bom alguns podem ter pensado que é moda, até que eu queria mas faculdade de moda não enche barriga não é mesmo. Eu estou fazendo comunicação social - Relações Públicas, eu estou muuuito feliz com o curso era bem o que queria mesmo sabe. Mas sabem o que me irrita? é quando alguém pergunta qual curso eu faço, eu falo RP e ninguém sabe o que um RP faz, a profissão é pouco difundida é por isso que eu estou aqui hoje para esclarecer para vocês um pouco mais sobre minha futura profissão.


O Símbolo das relações Públicas é justamente mãos dadas, para simbolizar esse elo de estabelecer ligações, de poder ajudar. O profissional de RP busca fazer essa ligação entre determinados setores dentro de uma empresa, não só é uma empresa ja que o campo de atuação é enorme. Em outras palavras o RP vai cuidar da imagem de algo ou alguém, por isso a base não é a administração mas sim a comunicação.





'' Relações Públicas designa a profissão e relações-públicas o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem.

O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.

A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada"





Objetivos das Relações Públicas

  • Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma organização civil ou governamental, uma pessoa física;
  • Pensar e gerenciar as relações da organização com todos os seus públicos e o impacto na reputação;
  • Gerenciar crises;
  • Planejar e organizar eventos dentro do conceito Institucional e Organizacional visando objetivos estratégicos de relacionamento público;
  • Promover pesquisas de opinião pública;
  • Planejar e produzir publicações institucionais;
  • Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia (muito mais amplas que o termo popularmente conhecido - assessoria de imprensa);
  • Identificar potenciais patrocinadores e fazer parcerias e convênios;
  • Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade a partir de políticas de responsabilidade social;
  • Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, dos aspectos de uma conduta individual ou institucional que tem significado social.
  • Desenvolver através da Comunicação o entendimento do Público Interno às orientações diretivas conforme Planejamento Estratégicoestabelecido em função de objectivos organizacionais.
  • Identificar e/ou construir canais e códigos de linguagens que possibilitem a aceitação dos públicos em função dos Objetivos Organizacionais de forma ética e democrática.
  • Monitorar as variáveis de comportamento dos públicos de interesse da organização.
  • Instrumentalizar através de informações estratégicas a cúpula diretiva para permitir decisões claras e lógicas face ao contexto político/social/económico/tecnológico em que está inserido a Empresa/Organização.

Hoje em dia as relações públicas estão a enfrentar uma série de desafios novos graças à web. Desde o aparecimento dos chamados "Social Media" passando pela exigência de uma transparência cada vez maior. Esses desafios têm vindo a modificar os objetivos das relações públicas.''


Fonte



E ai ja ficaram com vontade de ser um RP também?

haha


Estou de volta ao blog bitches


beeeeeeeeeeeeeeeeeeijos


.::Lara Sousa::.

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo! tbm sou da área de comunicação social, e achei bem legal o trabalho de um RP. Quem sabe eu faça, não é mesmo? Não são administradores, mas tem um quêzinho de administrador pra ser um RP. Aliás, no que nessa vida que não usamos a administração?!

    Me conte as novidades do curso. Deu uma vontadezinha agora.. em que cidade vc tá?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares