14/03/2009

Fitinhas

Eu disse para mim mesma que iria passar um bom tempo sem colocar aqueleas fitinhas de pedidos, depois de passar dois anos com uma que quase não cai, e mais alguns meses com a outra que eu tinha colocado junto, fiquei um pouco traumatizada com a aparecia delas no final, mas não resiti a elas principalmente pelo fato da supertição, eu não acredito que se realizem d everdade, mas a gente sempre tem esperanças e tento en vista que preciso muito de algumas coisas esse ano, não hesitei e amarrei uma novamente em meu pulso, talvez daqui a 2 anos eu faço um novo post falando que ele caiu. Enfim fiquei interessada em saber como surgiu a história das fitinhas e pesquisei um pouco

A Fita do Bonfim ou fitinha do Bonfim é um souvenir e amuleto típico de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.

História
A fita original foi criada em 1809, tendo desaparecido no início da década de 1950. Conhecida como medida do Bonfim, o seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. A imagem foi esculpida em Setúbal, em Portugal, no século XVIII. A "medida" era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja.
Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador, quando foi adotada pelos hippies baianos como parte de sua indumentária.


Bom a que eu usei/usu não são do senhor do bonfim, são de nossa Senhora da Glória, da Aparecida, mas penso que todas tenham o mesmo objetivo assim como essas daqui tenham surgido a parti do aparecimento das do Senhor do Bomfin.


Beeeeeeeeijos


.::Lara Sousa::.

5 comentários:

  1. lol..

    tem uma era qe não uso!

    sempre usava!

    ngm mais me deu!

    :(

    da pra mim lara!?

    ResponderExcluir
  2. Não uso essas viadagens....

    n acredito mto nisso ahsuahsas

    (sempre q colocava uma fita na mão eu ficava o dia inteiro tentando cortar ela pra realizar o pedido ahsuash)

    ResponderExcluir
  3. BOMMM eu nunca usei isso, mas gostei saber da historia ;D

    passando aqui pra dar uma boa noite :*

    ResponderExcluir
  4. nuss tempao que nao ganho uma e só uma vez que usei até ela rasgar todinha... eu levo fé na sorte que ela tras... hehehe

    aew gostei do blog
    http://www.eporaivai.blogger.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A história da medida é muito legal, nunca podia imaginar. E elas deviam ser lindas, bordadas a mão.
    Quando juntamos um monte (como a foto) o efeito é lindo. Fui a Bahia ano passado e vi uma infinidade de cores e coisas estampadas com as fitinhas.

    Agora entendo a música do Chico:
    "Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim
    Não me valeu
    Mas fico com o disco do Pixinguinha, sim!
    O resto é seu"
    (Trocando em Miúdos)

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares