11/08/2009

Como surgiu o jeans

Uma das peças mais utilizadas hoje em dia é o jeans, ele é a peça coringa para qualquer look, desde o mais causal até o mais chic, sabendo combinar o jeans é sempre uma boa aposta para quem quer se sentir bem. Hoje em dia a maioria das pessoas não consegui iamginar sua vida social sem o jeans. Claro que com o passar do tempo o jeans passou por super transformações, sofreu influência de vários movimentos e hoje nos oferece uma infinidade de modelos. Mas como surgiu essa peça tão importante?


"O jeans surgiu no século XIX, em 1853, na época da febre do ouro nas minas da zona oeste dos Estados Unidos. Diante das queixas dos mineradores, que eram obrigados a substituir freqüentemente suas roupas devido ao desgaste, um jovem comerciante de San Francisco (Califórnia) chamado Levi Strauss teve a idéia de criar uma calça mais resistente para o trabalho nas minas de ouro. Os primeiros jeans foram confeccionados com uma tela grossa utilizada em toldos para cobrir carroças. Logo a “tela” de lona foi substituída por uma sarja de algodão. Strauss incorporou rebites nas peças. Estava criado o jeans básico, para o uso no dia-a-dia!


A partir de então, cada vez mais os trabalhadores aderiram ao jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física.


Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, em pleno século XX. Mas foi em 1935 que a Levi’s® criou as primeiras blue jeans especialmente para as mulheres. Na década de 50 as peças conquistaram definitivamente os Estados Unidos e, em 1961, foram expostas em Paris.

Na década de 70 Calvin Klein causou polêmica ao utilizar o jeans pela primeira vez em um desfile de moda. A partir daí o jeans conquistou o mundo e hoje é usado por pessoas de todas as idades e em todos os estilos. O jeans básico ou até mesmo com aplicações de pedrarias, cristais, bordados e rendas, cai bem em qualquer situação."


Foto 1 = Fábrica de jeans Levi Strauss
Foto 2 = Campanha Calvin Klein Jeans 2009
beeeeeijos
.::Lara Sousa::.

6 comentários:

  1. O mais engraçado do Jeans no Brasil é que ele seguiu uma tendência que não parecia dar muito certo, já que a maioria do País é quente.

    ResponderExcluir
  2. juro q nunca imaginei q o jeans surgiu por causa do trabalho em minas Oo

    realmente, deve ser a unica peça de roupa totalmente globalizada.

    ResponderExcluir
  3. Eu utilizo do mesmo a tanto tempo e nem conhecia a história! rsrsrs

    maneiro... beijos

    ResponderExcluir
  4. O que me deixou mais abismado era que o jeans foi usado como insulto pelos russos contrários à URSS, em plena a Guerra Fria, usar um jeans, era um insulto aos comunistas! Maravilhoso esse post!

    Obrigado por sua participação no temporário.

    E muito obrigado pelo contexto do comentário, vamos acabar com os infames "Parabéns pelo blog!" e blá, blá, blá...

    Abraços!

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. o rock também ajudou muito a popularizar o jeans, provavelmente na época era vista como roupa pro pessoal de menos classe, porque na época acabou virando um simbolo de rebeldia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares