20/10/2009

Programas de novos talentos fail

Outro dia eu estava me perguntando porque as pessoas ainda produzem no Brasil programas para escolher cantores, e também porque as pessoas se inscrevem para o mesmo. Nenhum deles faz sucesso depois dos programas, nem os vencedores, nem os finalistas, a fama está no momento em que o programa ta no ar, e só. Na verdade os primeiros programas até obtiveram algum êxito, lembro do programa Popstar no sbt que formou o grupo Rouge e Br'oz, o primeiro mais que o segundo, mas foram grupos que deram realmente certo durante um tempo lançando 2 ou 3 cds, Ragatanga era tendência eu todo mundo dançava na minha escola. Pelo que me lembro foi único que obteve sucesso, acho que por se o primeiro, era uam grande novidade e tal. Mas depois disso só vinheram decepções e ilusões, é impressionante como os vencedores que deveriam decolar uma carreira de sucesso são esquecidos após a vitória, gravam 1 cd aparecem em dois programas de TV e pronto, foi assim com o Fama, idolos no sbt e record, astros, programa Raul Gil, enfim todos eles prometem revelar talento, mas o que eles não dizem é que depois o esquecimento virá, e nem tem essa de talento segurar a fama, porque os vencedores dos programas acima citados são todos muitos talentosos e nem por isso estão na media hoje. Talvez um dos motivos seja o número reduzido de emissoras de TV, que acima de tudo são concorrentes e restringem os cantores a emissora do programa dessa forma, logo os programas disponíveis ficam saturados.


É engraçado que nos EUA esses programas dão tão certo, trazendo inclusive fama internacional para seus participantes, como por exemplo Kelly Clarkson, vencedora de uma das edições do American Idols, e lá eles levam a sério mesmo essas competições como poder ser observado no filme Tudo pela Fama, que conta muito bem sobre o sucesso dos realitys musicais, do tipo que as famílias param tudo que estão fazendo para assistir esse tipo de programa, porque os participantes são levados a sério e o programa compri aquilo que ele se propõe de verdade.

Mas no fundo eu acho que todos tem esperanças, tantas que não percebem que esses programas, pelo menos no Brasil não leva ninguém a nada. Até algum participante do Big Brother fútil por exemplo e mais reconhecido do que um cantor de reality show.


Beeeeeijos


.::Lara Sousa::.

5 comentários:

  1. Lara!
    Primeiro lhe parabenizar pelo blog. Já vim muito aqui!

    Agora sobre o post... Não sei se você já pesquisou sobre os Festivais da Record da decada de 60. Lá sairam: Gil, Caetano, Chico Buarque, Os Mutantes, A Jovem Guarda se formou nesses tais festivais.
    Tempos depois veio o Chacrinha, que lançava vários artistas da música(Fábio Junior criou fama lá.)
    Só que hoje em dias as músicas são outras, e esses tais programas nos 'oprime' com sua programação barata e ridicula.
    O formato desses programas são ao estilo americano, onde a música hip hop, baladas românticas são o principal alvo, sendo assim: SUCESSO GARANTIDO.


    http://chaostrofobia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito tri o bloooog!
    só um parênteses.. teve uma edição do FAMA que revelou algus cantores, como Marina Elali, no FAMA 3.e o Thiaguinho, FAMA 2 (hoje vocalista do exaltasamba).. mas concordo com você! É uma pena que no Brasil não se dá valor pra este tipo de reality, poderíamos ter as nossas kelly clarkson, carrie underwood, jennifer hudson...

    ResponderExcluir
  3. Como o Theo disse, em décadas passadas programas de calouro deram certo, talvez por que eles adotassem um estilo brasileiro de fazer isso.
    E o motivo chave de tudo está na qualidade das músicas, antigamente as musicas tinham letra e traziam sentidos explicitos e implicitos, tonaram-se hinos para a época. O que os programas lançam hoje não passa de uma banda cover ou com letras de musicas feitas para venda, por isso elas são esquecidas tão rápido.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas gostam desse tipo de programa e mesmo sabendo que o sucesso é passageira participam. Eu acho que a maioria dos participantes querem é os 15 minutos de fama. Alguns são até bons e depois do programa conseguiram seguir na carreira fazendo sucesso, mas são poucos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares